terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Recursos pedagógicos e tecnológicos para auxiliar no desenvolvimento e aprendizagem do aluno com dislexia

      Inserir no plano de aula os recursos tecnológicos que são disponíveis pela escola significa um reforço e uma estratégia prática, para que seja significativo para aprendizagem do aluno.
     Para que isso ocorra, o professor sempre deve combinar a visão, audição e o tato para que o aluno possa aprender. Alguns recursos tecnológicos podem ser utilizados, como por exemplo:


  • Gravador;
  • Confecção do próprio material de alfabetização;
  • Uso de gravuras e fotografias;
  • Máscaras para leitura de texto;
  • Letras com várias texturas;
      Além disso, aproveitar os recursos pedagógicos da escola é também uma grande ajuda para aprendizagem do aluno, como por exemplo, o laboratório, que pode ser utilizado no estudo da biologia por meio de experimentos.
      E por fim, o professor deve estar ciente que o aluno com dislexia necessita de procedimento básico diferenciado em prol da sua aprendizagem. Que são:

  • Utilizar uma linguagem direta, clara e objetiva quando falar com o aluno;
  • Permitir a utilização da tabuada, gravador, anotações, dicionários e outros registros durante a avaliação;
  • Ser paciente quando estiverem copiando do quadro ou fazendo alguma avaliação, dando-lhe mais tempo do que aos outros e estimulando-os.
  • Ao ler palavras longas, ensine-os a separá-la com a ponta do lápis.

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