Para que isso ocorra, o professor sempre deve combinar a visão, audição e o tato para que o aluno possa aprender. Alguns recursos tecnológicos podem ser utilizados, como por exemplo:
- Gravador;
- Confecção do próprio material de alfabetização;
- Uso de gravuras e fotografias;
- Máscaras para leitura de texto;
- Letras com várias texturas;
Além disso, aproveitar os recursos pedagógicos da escola é também uma grande ajuda para aprendizagem do aluno, como por exemplo, o laboratório, que pode ser utilizado no estudo da biologia por meio de experimentos.
E por fim, o professor deve estar ciente que o aluno com dislexia necessita de procedimento básico diferenciado em prol da sua aprendizagem. Que são:
- Utilizar uma linguagem direta, clara e objetiva quando falar com o aluno;
- Permitir a utilização da tabuada, gravador, anotações, dicionários e outros registros durante a avaliação;
- Ser paciente quando estiverem copiando do quadro ou fazendo alguma avaliação, dando-lhe mais tempo do que aos outros e estimulando-os.
- Ao ler palavras longas, ensine-os a separá-la com a ponta do lápis.
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