terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pequenas atitudes, grandes transformações





      Pequenas atitudes podem favorecer um melhor desempenho do aluno que tenha dislexia, onde pode ser facilitado a interação dele, possibilitando desse modo uma aprendizagem e desenvolvimento significativos. Tais atitudes são:

  • Dividir a aula em espaços de exposição, seguindo de uma "discussão" e síntese ou jogo pedagógico;
  • Dar "dicas" e orientar o aluno como organizar-se e realizar as atividades na carteira;
  • Valorizar os acertos;
  • Desenvolver hábitos que estimulem o aluno a fazer uso consciente de uma agenda, para recados e lembretes;
  • Permitir nas séries iniciais o  uso de tabuadas, material dourado, ábaco, e para alunos que estão em séries mais avançadas, o uso de fórmulas, calculadora, gravador e outros recursos, sempre que necessário;

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A importância da escola





      A escola é um importante lugar para que ocorra aprendizagem e desenvolvimento. Além disso, é nesse ambiente que o professor pode identificar desde cedo um aluno que tenha dislexia. Com tal diagnóstico, a escola poderá se adaptar às necessidades do aluno, onde haverá uma orientação específica e adequada para que eles possam se desenvolver.
      Portanto, todo aluno tem o direito de uma educação de qualidade garantida pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, logo, a escola precisa se adaptar a qualquer necessidade do aluno, para que assim ele possa ter uma educação eficiente.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Os principais sintomas antes da idade escolar




      Os principais sintomas que desde cedo podem ser observados são:

  • Dificuldades em se expressar oralmente;
  • Dificuldades em identificar rimas e sons nas palavras;
  • Falta de compreensão do que é falado;
  • Dificuldades na orientação de espaço e tempo;

      É importante ressaltar que esses são apenas alguns sintomas que podem ser identificado desde cedo se a criança tem dislexia, contudo, há exceções  onde ela pode ter esses sintomas e não ter dislexia, portanto, nunca generalize!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O que é dislexia?




      De acordo com Associação de Dislexia, a dislexia tem origem neurológica podendo causar   dificuldade de aprendizagem  A principal característica é a dificuldade com fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Portanto, o resultado típico é o déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária.